Base de Conhecimento


CRM no C&S Gestor 

Estratégias e funcionalidades para gestão de relacionamentos com clientes


C&S CRM é uma ferramenta desenvolvida para facilitar a gestão de dois processos principais de vendas: Geração de Leads e Gestão de Propostas. A plataforma organiza o fluxo completo de atendimento, com a participação de três tipos de colaboradores: GerenteSDR (Sales Development Representative) e Vendedor.


Etapas do Processo

Sempre que um lead é gerado ou encaminhado, o sistema notifica o Vendedor, assegurando que ele esteja atualizado sobre novas oportunidades.

  1. Gerenciamento de Carteira de Clientes pelo Gerente:

    • O Gerente acessa a tela de Gestão de Carteira de Clientes para filtrar e selecionar os clientes desejados.
    • Em seguida, ele escolhe um funcionário responsável pela ocorrência, que deve estar previamente marcado como SDR no sistema.
    • Após confirmar o funcionário responsável, o sistema envia automaticamente uma mensagem ao SDR, informando sobre novos leads disponíveis.
  2. Gestão de ocorrências pelo SDR:

    • O SDR acessa a tela de Gestão de ocorrências, onde pode visualizar os leads enviados pelo Gerente.
    • Neste ponto, o SDR conduz todas as etapas do funil de vendas, desde o início até a finalização.
    • Ao concluir a última etapa do funil, o sistema pergunta se o lead deve ser encaminhado para o Vendedor.
    • Caso o SDR opte por encaminhar o lead, uma mensagem é enviada ao Vendedor informando sobre a nova oportunidade em sua fila.
  3. Atendimento pelo Vendedor:

    • O Vendedor acessa a tela de Gestão de ocorrências para acompanhar leads cujas etapas foram finalizadas pelo SDR.
    • Ele então conduz todas as etapas restantes do funil, podendo encerrar o contato ou prosseguir para a criação de um orçamento.
    • Sempre que um lead é gerado ou encaminhado, o sistema notifica o Vendedor, assegurando que ele esteja atualizado sobre novas oportunidades.


O processo todo começa pela tela/menu 'Gestão de carteira de clientes', onde usuário gestor/gerente, utiliza os filtros existentes na tela para afunilamento da gestão:


Os filtros são autoexplicativos.

Clicando em 'Processar' a guia 'Clientes' será apresentada com os clientes filtrados:


Alguns filtros da tela são:

Funcionário ocorrência (SDR), este funcionário é quem ficará responsável, para entrar em contato com o cliente e dar início ao processo/funil.

Observação.: No cadastro do usuário, deverá ser definido duas coisas, o seu cargo como SDR - Sales Development Representative (Representante de Desenvolvimento de Vendas) e marcar a flag '18 - SDR - Representante de desenvolvimento de vendas' na guia 'Dados complementares':


Dessa forma o funcionário aparecerá na tela 'Gestão de carteira de clientes' no campo ' Funcionário ocorrência ' para pesquisa.

Seguindo, no rodapé desta mesma tela tem a opção 'Gerar os primeiros X registros', é usado para determinar quantos clientes serão definidos para o SDR informado. Mensagens serão enviadas pelo mensageiro, avisando o funcionário sobre as novas ocorrências geradas. Mensagens serão disparadas em vários processos relacionados ao CRM.

Obs.: É possível excluir as ocorrências que foram geradas, clicando no botão 'Excluir abertas' na tela 'Gestão de carteira de clientes', como mostra imagem abaixo:


Na tela acima, temos a opção de 'Processar', 'Excluir' e 'Voltar'. E os filtros de data, empresa ocorrência e funcionário ocorrência. Para excluir é só informar os filtros e clicar em 'Excluir'.

Em seguida o processo será continuado pelo funcionário SDR, informado anteriormente, através da tela/menu 'Gestão de ocorrências do SDR'. Nela teremos 5 opções, para poder prosseguir com o processo, esses são destacados abaixo:

Clicando com o botão direito em cima do registro a opção de 'Follow Up' vai aparecer:

Caso tenha orçamento vinculado, será encaminhada a mensagem 'Atenção! Realizar acompanhamento do processo: orçamento X' ao vendedor da ocorrência.
Legendas:

 Acessar contatos (CTRL+B)

Os telefones de contato do cliente, que são informados no cadastro do cliente.

 Observação da ocorrência Follow up (CTRL+H)

Apresenta observações do cliente.

 Controle de etapas (CTRL+E)

Inicia o processo de ocorrências.

 Acessar orçamento (CTRL+O)

Gera um orçamento direto, sem passar pelas etapas.

 Orçamento perdido (CTRL+P)

Marca o orçamento como perdido.

Observação: Ao selecionar orçamento perdido na tela de Orçamento/Vendas, os itens selecionados como perdidos aparecem agora no Card do Dashboard, na figura abaixo:

Seguindo, clicando no  para dar início, a tela abaixo será aberta:


As etapas apresentadas na tela acima são cadastráveis, assim como o POP Processo Operacional Padrão ao lado direito da tela, através da tela/menu 'Cadastro de funil', mostrada abaixo:



As telas são bastantes intuitivas, apresentando mensagens ao usuário do que marcar e preencher.

Voltando a tela 'Controle de etapas - Ocorrência', clique no botão 'Iniciar etapa'. Iniciará obviamente a primeira etapa, mostrado abaixo:



Após isso clique em 'Finalizar etapa', a próxima etapa então poderá ser iniciada. Seguindo o fluxo, o processo é concluído, liberando o botão 'Enviar ao vendedor'. A mensagem abaixo é apresentada, podendo o Lead ser enviado ao vendedor ou não:


O sistema oferece uma funcionalidade que permite ao SDR alterar o vendedor responsável por um lead, com a opção de atualizar ou não essa informação no cadastro do cliente.

Para isso, utilizamos o parâmetro "Alterar vendedor na finalização das etapas do SDR".

  • Quando esse parâmetro está ativado, ao concluir as etapas do SDR, o sistema sugere o envio do lead a um vendedor.

  • Nesse momento, é possível selecionar o novo vendedor, e caso necessário, atualizar automaticamente no cadastro do cliente.

  • Caso essa opção não esteja ativada, o sistema encaminhará o lead automaticamente ao vendedor vinculado ao cadastro do cliente.

A imagem abaixo ilustra essa interação.






Ah, os status referentes às ocorrências são apresentadas corretamente, conforme imagem abaixo:


O funcionário SDR decidindo enviar o Lead ao vendedor, o processo para este funcionário encerra aqui.


Acessando o sistema com usuário vendedor, o mesmo dará prosseguimento à ocorrência, que pode culminar em orçamento ou não, como mostrado nas imagens abaixo:

Clicando no botão 'Gerar orçamento' a tela de orçamento é aberta. O usuário vendedor irá inserir os produtos e quaisquer outras informações. Ao clicar em gravar a mensagem abaixo é apresentada:


O que é esse 'status de venda '?

No contexto de CRM, os termos friomorno e quente são usados para categorizar leads e oportunidades com base no seu nível de interesse e prontidão do cliente em realizar uma compra. Essas categorias ajudam a priorizar o esforço de vendas e a personalizar a abordagem de acordo com a situação de cada lead. Aqui está o que cada termo geralmente representa:

  • Frio:

Definição: Leads ou oportunidades classificadas como "frias" são aquelas que ainda não demonstraram um interesse significativo ou engajamento com a empresa ou seus produtos/serviços.

Características: Pouco ou nenhum contato prévio, baixo nível de interação, não há indicação clara de necessidade ou urgência.

Ações: Estratégias de nutrição e educação podem ser necessárias para despertar interesse e qualificar o lead. A abordagem pode incluir campanhas de e-mail, marketing, newsletters e outras táticas de engajamento.

  • Morno:

Definição: Leads ou oportunidades "mornos" têm mostrado algum nível de interesse ou interação, mas ainda não estão totalmente prontos para fazer uma compra. Eles podem ter respondido a algumas comunicações ou mostrado interesse em certas ofertas.

Características: Interação limitada, algumas respostas a e-mails, participação em webinars ou eventos, e alguma manifestação de interesse

Ações: Fazer acompanhamento regular. Trabalhar objeções com empatia. Reforçar diferenciais da sua solução. Mapear gatilhos para avançar na jornada.

  • Quente:

Definição: Lead com alta intenção de compra, demonstrando urgência e condições favoráveis para fechamento.

Características: Está pronto para comprar. Já conhece o produto ou serviço. Orçamento e decisão aprovados. Pede agilidade no processo.

Ação: Priorizar no funil. Acelerar envio de proposta ou contrato. Facilitar fechamento (meios de pagamento, logística etc.). Garantir atendimento rápido e eficiente.


Após novas implementações um novo CARD de nome 'DEVOLUÇÕES' foi adicionado:

E a flag 'Considerar devoluções de vendas' nos CARD's 'Fechados no período' e 'Total Fechados' foi implementada, ao marcá-la as devoluções de venda como diz o nome são consideradas, e ao desmarcar são desconsideradas no cálculo total:

Autor: Guilherme Batista  |  Última edição: Guilherme Batista