Base de Conhecimento


Emissão de boleto via WebService API


Para facilitar o processo de configuração, segue o link oficial contendo todas as informações necessárias do banco do Brasil DevelopersApoio logo banco do brasil caso fique com dúvidas.

Importante: Colocar a pasta logos na pasta raiz do sistema para que o boleto saia a logo do banco colorida, ficando mais apresentável.


  1. Abra o CESParâmetros;
    Navegue até: Gestor | Configurações | geral marque o parâmetro: registra e consulta boletos on-line;
  2. No CESGestor acesse o menu cadastros | financeiro | portadores; escolha o portador desejado.
  3. Clique na aba configurações API banco, será exibido uma janela semelhante a esta:

    tela de configuração API
    1) Preencha o ClientID gerado anteriormente;
    2) Informe o ClientSecret;
    3) Insira a KeyUser;
    4) Mude o ambiente para produção;
    5) Marque o Indicador PIX;
    6) Informe a modalidade;
    7) Tipo de distribuição;
    8) Carac. Titulo;
    9) SSL Lib;
    10) Tipo de carteira;
    11) CNAB;

  4. Lembrando que essas informações são geradas através do portal do banco do Brasil;

Agora iremos efetuar o processo de venda gerando o boleto.

Acesse o menu vendas | orçamento/vendas;
faça a venda utilizando qualquer cliente e produto, finalize a venda.

Receba a venda no IF normalmente, ao abrir a tela de emissão de nota fiscal, gere a nota fiscal
ou simplesmente feche a tela, será exibido a seguinte mensagem: deseja emitir a boleta / duplicata, clique em sim.

Ao abrir a tela de emissão de boletas / duplicata clique no botão boleta,
Note que vai ser registrado os boletos e o sistema vai lhe questionar se deseja imprimir os boletos, clique em sim.
será exibido os boletos com o código Qrcode contendo o PIX.5. Agora apenas para validarmos o registro dos boletos,

5. Agora apenas para validarmos o registro dos boletos,
navegue até o menu financeiro | Consulta / registro boletos via API será exibido uma janela semelhante a esta:

consulta de registro de boletos via API

Informe o portador desejado, informe o período desejado e clique em Processar;

Note que os boletos que foram registrados vão estar com a cor verde, caso exista boletos não registrado no período selecionado
será exibidos sem cor e obviamente sem data de registro.

Para visualizar a lista de boletos registrados com a data de movimento informado no período inicial e final clique no botão Consultar boletos;

Observações: 
Os boletos só ficaram disponível para consulta após 24horas depois que forem registrados junto ao banco.
O banco só retorna 300 registros por consulta então se for informado um período muito grande só será retornado os 300 registros,
Mesmo se o cliente ter registrado mais de 300 no período informado.

Autor: Felipe Haberl  |  Última edição: Guilherme Batista