Este manual descreve o processo de integração entre os sistemas Ces Gestor/ Ces PDV da C&S Sistemas e a plataforma Scanntech especificamento o clube de promoções, detalhando os procedimentos de configuração, funcionamento e operação.
O Clube de Promoções da Scanntech é uma plataforma integradora que permite ao supermercadista oferecer promoções originadas pela indústria, que até então eram reservadas apenas para as grande redes.
2. Visão Geral da Integração
A integração C&S Sistemas e Scanntech permite gerenciar promoções, processar vendas com descontos especiais e sincronizar dados entre os sistemas, incluindo:
Gerenciamento de promoções (diversos tipos)
Aplicação de descontos no PDV
Envio automático de vendas
Controle de fechamentos diários
Promoções especiais por meio de pagamento (cartões)
3. Componentes da Integração
3.1 C&S Integrador Scanntech
Executável que roda na bandeja do sistema e gerencia a comunicação entre o CES Gestor e a Scanntech.
3.2 C&S Gestor
Sistema de gestão ERP que inclui relatórios e ferramentas para visualização e controle de promoções e vendas.
3.3 C&S PDV
Terminal de vendas que aplica as promoções e processa os pagamentos.
4. Configuração do Integrador
4.1 Acessando as Configurações
Deverá colocar o executável o C&S Integrador na pasta do sistema, junto ao executável deverá colocar tambem o arquivo de configuração config.scanntech.xml. Neste arquivo deverá ser informado o usuário/senha e o banco de dados a ser utilizado.
Estrutura do Arquivo de configuração.
ScannTech>
UsuárioSenhaBD
Após configurar o arquivo do item 2, Crie um atalho do Integrador Scanntech na área de trabalho.
Agora deverá adicionar na inicialização do Windows: Comando Windows + R e cole o comando: shell:common startup Será aberta a pasta de inicialização do Windows, copie o atalho do Integrador Scanntech que está na área de trabalho e cole nessa pasta, feche a pasta.
Execute o atalho do Ces Integrador, na primeira execução será apresentado a imagem abaixo:
O ícone será apresentado próximo ao relógio.
Clique com o Botão direito do Mouse e seleciona a Opção Configuração, será aberto a tela abaixo, informe a senha de configuração em posse da C&S Sitemas.
Após informar a senha, será apresentado a tela de configuração abaixo:
4.2 Parâmetros de Configuração
Na tela de configuração, configure os seguintes parâmetros:
Parâmetro
Descrição
Recomendação
Empresas
Selecione as empresas que participarão da integração
Abaixo um Exemplo de como deverá ficar a tela de configuração. Após fazer a configuração deverá fechar o executável do integrador e abrir novamente para acatar as configurações.
4.4 Configuração do Id Caja (Código do PDV)
Acessar o sistema C&S Gestor na empresa a ser configurada.
Menu Administrativo / Configurações/ Impressoras não fiscais.
Carregue a configuração do PDV desejado.
No campo ID Caixa Scanntech Informe um sequêncial, caso tentar informar um sequencial já existente, o sistema irá informar para informar outro sequencial.
5. Banco de Dados
A integração utiliza as seguintes tabelas principais:
5.1 Tabelas de Promoções
SCANNTECH_PARAMETROS - Parâmetros gerais da integração
SCANNTECH_PROMOCOES - Registro das promoções
SCANNTECH_ITENS - Itens relacionados a cada promoção
SCANNTECH_FORMAS_PAGO - Formas de pagamento para promoções especiais
SCANNTECH_ITENS_BENEFICIOS - Benefícios relacionados aos itens promocionais
SCANNTECH_ENVIO_FECHAMENTOS - Registro de fechamentos enviados
SCANNTECH_RETORNO_LOTES - Registro de lotes de vendas enviados, log de erros e envios.
SCANNTECH_SOLICITACOES - Registros de solicitações de reenvio.
5.2 Tabelas de Vendas
CAPA_MOVIMENTO - Com campos adicionais:
ID_CAIXA_SCANNTECH - Identificação do caixa
STATUS_ENVIO_SCANNTECH - Status de envio (PENDENTE, ENVIADA, ERRO)
BIN_SCANNTECH - BIN do cartão usado em promoções
ITENS_MOVIMENTO - Com campo adicional:
PROMOCAO_ID_SCANNTECH - ID da promoção aplicada
5.3 Outras Tabelas Modificadas
IMPRESSORAS_NAO_FISCAIS - Campo ID_CAIXA_SCANNTECH adicionado
CANCELAMENTO_PEDIDOS - Campos adicionais para controle de cancelamentos
FINANCEIRO - Campos adicionais para controle de pagamentos com cartão
EXP_TITULOSEXCLUIDOS - Campos para controle de títulos cancelados
6. Funcionamento das Promoções
6.1 Tipos de Promoções Suportadas
O sistema suporta os seguintes tipos de promoções:
LLEVA_PAGA (Leve X Pague Y)
DESCUENTO_VARIABLE (Desconto variável)
PRECIO_FIJO (Preço fixo)
Promoções por meio de pagamento (cartões específicos) controle por BIN
6.2 Ciclo de Vida das Promoções
O integrador busca todas as promoções na Scanntech e armazena no banco de dados
Promoções com status "Aceita" são aplicadas aos produtos
Promoções com status "Rejeitada" têm os descontos removidos
Quando uma promoção atinge o máximo de reembolso, é automaticamente rejeitada
6.3 Aplicação no PDV
As promoções são aplicadas no PDV de acordo com as seguintes regras:
Verifica-se os requisitos da promoção (quantidade mínima, ticket limite)
O desconto é mostrado abaixo da janela de itens informados
Para promoções por meio de pagamento, o desconto só é aplicado após confirmação do cartão
7. Operação no C&S Gestor
7.1 Menu de Integração Scanntech
Quando o flag "Ativo" está marcado no integrador item 4.2, o menu "Integração/Scanntech" fica disponível com as seguintes opções no ERP C&S Gestor: Sincronizar vendas Scanntech
Operacional
Sincronizar promoções Scanntech
Sincronizar vendas Scanntech
Relatórios
Relação de vendas
Relação de promoções
7.2 Sincronização Manual de Promoções
Para sincronizar promoções manualmente:
Acesse o menu Integração/Scanntech/Operacional/Sincronizar promoções Scanntech
Será exibida uma tela com promoções aceitas
Clique no botão "Sincronizar promoções" para atualizar os status das promoções
Caso precise reprocessar as promoções forçando o get novamente de todas, basta marcar o flag Reprocessar todas as promoções, em seguida clicar em Sincronizar promoções, dessa forma irá forçar uma busca e atualização de todas as promoções.
A tela exibe informações como:
Data da última sincronização
Quantidade de promoções com estado "Aceita"
Lista de promoções com estado "Aceita"
Na tela de sincronização, promoções com itens não relacionados são destacadas em amarelo. Faça duplo clique para ver os itens sem relacionamento. Após relacionar, estes itens serão marcados em verde como "adicionados após a vigência", então basta clicar em Sinzronizar promoção que o item será disponibilizado para venda com as promoções em vigor.
7.3 Sincronização Manual de Vendas
Para sincronizar vendas manualmente:
Acesse o menu Integração/Scanntech/Operacional/Sincronizar vendas Scanntech
Na aba "Sincronizar vendas", selecione o status "Pendentes - Erros" para visualizar vendas pendentes
Clique no botão "Sincronizar vendas" para enviar manualmente
Para verificar vendas enviadas, selecione o status "Enviadas" e informe o período de vendas
7.4 Sincronização Manual de Fechamentos
Para sincronizar fechamentos diários:
Acesse a aba "Sincronizar fechamentos" na tela de Sincronização de vendas
Selecione o status "Pendentes - Erros" para visualizar fechamentos pendentes
Clique no botão "Sincronizar fechamentos" para enviar manualmente
Os fechamentos são enviados automaticamente às 23:00 horas
7.5 Busca Manual de Solicitações.
As solicitações são buscadas automáticamente e enviadas automáticamente pelo Ces Integrados Scanntech, a opção manul é para eventuais problemas que possa ocorrer.
Para busca manual de Solicitações:
Acesse a tela de Sincronização de vendas.
Na tela terá a opção Buscar solicitações, basta clicar que o sistema irá verificar se tem alguma solicitação de reenvio da Scanntech e irá apresentar na grid Solicitações na parte inferior da tela.
Para enviar as solicitações, selecionar a solicitação e com o botão direito e Enviar solicitação, após isso a o sistema irá buscar os dados e reenviar para a Scanntech e a solicitação irá sumir da tela.
7.6 Relatórios de promoções ScannTech
Para gerar os relatórios de promoções ScannTech
Acesse o menu Integração/ ScannTech/ Relatórios/ Relação de promoções ScannTech.
No Relatório temos dois modelos (Sintético) e (Analítico), opções de ordenação e filtros
Relatório Sintético
Relatório Analítico
7.7 Relatórios de vendas ScannTech
Para gerar os relatórios de vendas ScannTech
Acesse o menu Integração/ ScannTech/ Relatórios/ Relação de vendas ScannTech.
No Relatório temos dois modelos (Modelo padrão lista de vendas) e (Modelo agrupado pela pré venda), opções de filtros.
Modelo padrão lista de vendasModelo agrupado pela pré venda
8. Operação no C&S PDV
8.1 Aplicação de Promoções Regulares
As promoções são aplicadas automaticamente quando:
O produto é registrado no PDV
A quantidade mínima e outros requisitos da promoção scanntech são atendidos
O desconto é mostrado na tela e aplicado automaticamente
8.2 Promoções por Meio de Pagamento (Cartões)
Para promoções especiais por cartão:
Ao adicionar um produto com promoção por cartão, ele é adicionado inicialmente sem desconto
Na finalização, ao clicar no botão "Cartão", é exibida uma tela com cartões promocionais disponíveis
Ao selecionar um cartão promocional, o desconto é aplicado e o sistema solicita passar o cartão
Se o cartão passado não corresponder ao BIN promocional, o sistema alerta e permite tentar novamente ou cancelar
8.3 Recuperação de Vendas
Ao recuperar uma venda interrompida por algum erro de rede ou queda de energia:
O sistema reaplica automaticamente os preços promocionais que estavam em vigor
Para promoções por cartão, o desconto só é aplicado após confirmar o cartão promocional
9. Processo Automático de Envio
9.1 Busca e aplicação de Promoções.
O processo automático de busca de promoções ScannTech funciona da seguinte forma:
A cada 30 minutos (conforme configurado), o integrador busca todas as promoçõespara a empresas.
Em seguida armazena na tabela SCANNTECH_PROMOCOES.
Caso a promoção estiver com estado ACEITA, irá buscar os produtos no sistema C&S Gestor com os códigos de barras dessa promoção e cadastrar um preço promocional.
Caso a promoção estiver com estado PENDENTE ou REJEITADA, irá buscar os produtos no sistema C&S Gestor com os códigos de barras dessa promoção e retirar estes produtos da promoção.
Caso alguma promoção não foi aplicada, poderá verificar a tela de Sincronização manual.
9.2 Envio de Vendas
O processo automático de envio de vendas funciona da seguinte forma:
A cada 30 minutos (conforme configurado), o integrador busca vendas pendentes
As vendas são enviadas em lote para o servidor Scanntech
Um número de lote é retornado e registrado no sistema
O status das vendas é atualizado para "ENVIADA" ou "ERRO"
Detalhes do lote são armazenados na tabela SCANNTECH_RETORNO_LOTES
9.3 Envio de Fechamentos
O processo de envio de fechamentos diários:
Ocorre automaticamente às 23:00 pelo integrador horas
Envia um resumo das vendas por terminal
O lote de retorno é registrado na tabela SCANNTECH_ENVIO_FECHAMENTOS
Apenas um fechamento por dia é mantido no histórico
9.4 Busca e Envio de Solicitações
O processo de busca e envio de solicitações:
A busca e envio automático é feita duas vezes no dia, sendo uma no período da manhã por volta das 11:00 e outra na parte da tarde por volta das 18:00.
O integrador consulta as solicitações no servidor da ScannTech, caso encontrar alguma solicitação, estas são armazenadas na tabela SCANNTECH_SOLICITACOES com status NÃO ENVIADA.
Em seguida o integrador busca as solicitações na tabela sitada com o status NÃO ENVIADA e conforme o tipo FECHAMENTO ou MOVIMENTO faz o envio para o servidor ScannTech.
Após fazer o envio e tiver sucesso, a solicitação é alterada para status ENVIADA.
Caso ocorrer algum erro poderá utilizar o envio manual já citado no item 7.5 deste manual.
10. Requisitos Técnicos
10.1 Arquivo de Configuração
O integrador utiliza o arquivo config.scanntech.xml para conexão com o banco de dados, que deve estar na pasta do executável.
10.2 Configuração de ID de Caixa
Na tela de cadastro de impressoras, é necessário configurar o ID_CAIXA_SCANNTECH para controle de envios das vendas.
10.3 Senhas e Credenciais
As configurações do integrador são protegidas pela senha do CES Senhas.
As credenciais de acesso à API Scanntech devem ser fornecidas pela Scanntech.
11. Solução de Problemas
11.1 Promoções Não Aplicadas
Verifique se:
A promoção está com status "Aceita" no sistema
O produto está corretamente relacionado na promoção
A quantidade mínima e outros requisitos foram atendidos
A promoção não atingiu o limite máximo de reembolso
Para promoções por cartão, confirme se o BIN do cartão está correto
11.2 Erros no Envio de Vendas
Se houver erros no envio:
Verifique as vendas com status "ERRO" na tela de sincronização
Consulte os detalhes do erro na tabela SCANNTECH_RETORNO_LOTES
Tente reenviar manualmente através da tela de sincronização manual
Verifique a conexão com a internet e os parâmetros de conexão
11.3 Reprocessamento de Promoções
Para forçar o reprocessamento de todas as promoções:
Acesse a tela de sincronização de promoções
Marque o flag "Reprocessar todas as promoções"
Clique em "Sincronizar"
O sistema irá alterar o estado de todas as promoções para "PENDIENTE" e reprocessar
12. Considerações Finais
A integração entre CES Gestor e Scanntech foi desenvolvida para proporcionar uma gestão eficiente de promoções e vendas, com sincronização automática de dados entre os sistemas.
Para suporte adicional ou esclarecimentos, entre em contato com o suporte técnico da ScannTech.