Base de Conhecimento


Bloqueio de Venda de Produtos para Clientes

Foi implementado no CESGestor uma nova funcionalidade que permite restringir a venda de produtos a determinados clientes, com base em regras definidas no sistema. Essa medida visa atender a políticas comerciais específicas, evitar vendas indevidas ou garantir conformidade com acordos internos.


Foram criadas duas novas telas para gestão dessas regras:

 

Cadastro de bloqueio gerencial: Permite configurar bloqueios por cliente, grupo de clientes ou como regra padrão (aplicada automaticamente a novos cadastros de clientes). Os bloqueios podem ser definidos por Empresa (se vazio, aplica-se a todas as empresas), Fornecedor, Produto, Linha, Grupo ou Marca. Ao selecionar uma das categorias (Grupo, Linha ou Marca), o campo Produto é desabilitado. Também é possível informar um motivo para o bloqueio.

 

No cadastro de bloqueio é possível definir se ele é padrão. Assim, quando um novo cliente for cadastrado, o sistema irá aplicar esse bloqueio automaticamente.

Ao tentar cadastrar um bloqueio já existente (ex: para um Grupo de Clientes), o sistema emitirá um alerta e permitirá carregar o bloqueio existente para edição.


Cadastros | Produtos | Bloqueio Gerencial | Cadastrar Bloqueio


Relação de bloqueio gerenciais: Permite gerar um relatório com os bloqueios cadastrados. Exibe as informações do bloqueio, sendo: Empresa, Clientes ou Grupo de Cliente, Produto, Grupo de Produto, Linha de Produto, Fornecedor ou Marca, além do Motivo).


  

Cadastros | Produtos | Bloqueio Gerencial | Relação de Bloqueios


Validação na Venda.:

 

Ao informar o produto na Venda, o sistema verifica a existência de qualquer registro de bloqueio ao cliente em questão.

Se o produto estiver bloqueado para o cliente, o sistema exibe o aviso: ‘Não é permitida venda deste produto para este cliente’. Independente se o pedido for gravado como orçamento, a verificação é feita.


Vendas | Orçamentos/Vendas

Informando o produto pela lista de preço Ctrl+T, ao tentar gravar a venda, o sistema alerta sobre itens que estão bloqueados. O usuário pode já excluir todos e atualizar a venda ou cancelar a operação.

Vendas | Orçamentos/Vendas

Caso o cliente precise ser liberado de bloqueios padrões, basta marcar a opção ‘Ignorar bloqueio gerencial’ no cadastro do cliente (Dados Especiais | Principal 3).


Cadastros | Clientes | Clientes


Esse flag virá desmarcado para cadastro de novos clientes, ou seja, caso tenha um bloqueio padrão, esse cliente já terá a restrição. Caso o cliente não tenha mais restrição nenhuma, deve-se marcar o flag.

 

Liberação das telas para acesso na empresa.:

Administrativo | Segurança | Controle de telas

                        Cadastros | Produtos

                                    Bloqueio gerencial

                                    Relação de bloqueios

 

Liberação das telas para acesso pelo usuário.:

Administrativo | Segurança | Autorizações

                        Cadastros | Produtos

                                    Bloqueio gerencial

                                    Relação de bloqueios

 

Nível de senha para operações.:

Administrativo | Segurança | Relacionamento de níveis de senha

                      Liberar – Inclusão/Alteração de bloqueio gerencial

 Excluir – Exclusão de bloqueio gerencial

Autor: Wendel de Jesus  |  Última edição: Leandro Ramos