Bloqueio de Venda de Produtos para
Clientes
Foi implementado no CESGestor uma nova funcionalidade que permite restringir a venda de produtos a determinados clientes, com base em regras definidas no sistema. Essa medida visa atender a políticas comerciais específicas, evitar vendas indevidas ou garantir conformidade com acordos internos.
Foram criadas duas novas telas para
gestão dessas regras:
Cadastro
de bloqueio gerencial:
Permite configurar bloqueios por cliente, grupo de clientes ou como regra padrão
(aplicada automaticamente a novos cadastros de clientes). Os bloqueios podem
ser definidos por Empresa (se vazio, aplica-se a todas as empresas),
Fornecedor, Produto, Linha, Grupo ou Marca. Ao selecionar uma das categorias
(Grupo, Linha ou Marca), o campo Produto é desabilitado. Também é possível
informar um motivo para o bloqueio.
No cadastro de bloqueio é possível definir se ele é padrão. Assim, quando um novo cliente for cadastrado, o sistema irá aplicar esse bloqueio automaticamente.
Ao tentar cadastrar um bloqueio já
existente (ex: para um Grupo de Clientes), o sistema emitirá um alerta e
permitirá carregar o bloqueio existente para edição.

Cadastros |
Produtos | Bloqueio Gerencial | Cadastrar Bloqueio
Relação
de bloqueio gerenciais: Permite gerar um relatório com os bloqueios cadastrados. Exibe
as informações do bloqueio, sendo: Empresa, Clientes ou Grupo de Cliente,
Produto, Grupo de Produto, Linha de Produto, Fornecedor ou Marca, além do Motivo).

Cadastros | Produtos | Bloqueio Gerencial | Relação de Bloqueios
Validação
na Venda.:
Ao informar o produto
na Venda, o sistema verifica a existência de qualquer registro de bloqueio ao
cliente em questão.
Se o produto estiver
bloqueado para o cliente, o sistema exibe o aviso: ‘Não é permitida venda deste
produto para este cliente’. Independente se o pedido for gravado como
orçamento, a verificação é feita.

Vendas
| Orçamentos/Vendas
Informando o produto
pela lista de preço Ctrl+T, ao tentar gravar a venda, o sistema alerta sobre
itens que estão bloqueados. O usuário pode já excluir todos e atualizar a venda
ou cancelar a operação.

Vendas | Orçamentos/Vendas
Caso o cliente precise ser liberado de bloqueios
padrões, basta marcar a opção ‘Ignorar bloqueio gerencial’ no cadastro do
cliente (Dados Especiais | Principal 3).

Cadastros |
Clientes | Clientes
Esse flag virá desmarcado para cadastro
de novos clientes, ou seja, caso tenha um bloqueio padrão, esse cliente já terá
a restrição. Caso o cliente não tenha mais restrição nenhuma, deve-se marcar o flag.
Liberação
das telas para acesso na empresa.:
Administrativo | Segurança
| Controle de telas
Cadastros | Produtos
Bloqueio gerencial
Relação de bloqueios
Liberação
das telas para acesso pelo usuário.:
Administrativo |
Segurança | Autorizações
Cadastros | Produtos
Bloqueio gerencial
Relação de bloqueios
Nível de
senha para operações.:
Administrativo |
Segurança | Relacionamento de níveis de senha
Liberar – Inclusão/Alteração de
bloqueio gerencial
Excluir – Exclusão de bloqueio gerencial